Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Era uma vez uma caixa de leite...

Separo lixo para reciclagem há pelo menos dez anos. Aprendi a fazer isso quando morava no Japão. Lá tem dia certo para o descarte de lixo. Não lembro exatamente quais são os dias de cada tipo de lixo, mas o descarte de orgânicos é feito em um determinado dia da semana, o de vidros em outro etc. Tudo é muito organizado e se o espertinho (em geral os estrangeiros, claro) colocarem o saco de lixo na rua no dia errado, azar. Os lixeiros simplesmente colocam um X enorme no saco e não levam embora. Se o morador não recolher, é multado.


Aqui deveria ter multa para quem joga lixo no chão. Eu seria uma fiscal voluntária e garanto que multaria muita gente. É assustador ver o número de pessoas que joga latas, papéis e garrafas no meio da rua como se fosse a coisa mais natural do mundo. Não estou falando só de pessoas de baixa renda, não. Já vi muita gente em carrão e bem vestida fazendo a mesma coisa, sem o menor pudor. Nessas horas eu sinto muita, mas muita vergonha alheia.


Na minha rua não há coleta seletiva de lixo. Às vezes catadores já conhecidos passam para pegar o que juntamos durante a semana, mas em geral eu levo o lixo reciclável  a um espaço de coleta dentro de um grande supermercado perto de casa. Na hora de separar o que vai e o que não vai, no entanto, as caixas de leite e de suco ficam comigo. O que faço com elas? Sacolinhas para presente como as que você pode ver nas fotos abaixo.


A ideia é muito simples e não requer prática nem habilidade, mas serve para mostrar que é possível aproveitar o que muita gente joga fora, nem sempre no lugar adequado.



Caixa revestida com filtro usado de café, alça de viés e detalhes em botões e viés


As caixas que aparecem em primeiro plano foram revestidas com papéis que também seriam descartados


Aqui o destaque vai para as embalagens com folhas coloridas de gibis

Nenhum comentário:

Postar um comentário