Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Sacola de feira customizada

Foi-se o tempo em que as sacolas coloridas de nylon eram bregas e usadas somente para fazer compras em feiras livres. Quando eu era criança e via minha mãe e tias usando aquelas sacolas, não podia imaginar que muitos anos depois elas seriam consideradas moderninhas e fariam sucesso entre os mais descolados. E, claro, nem passava pela minha cabeça que um dia eu me divertiria customizando os tais modelitos.


Entre tantas coisas que gosto de fazer quando o assunto é inventar e reciclar, estão as flores de tecido e crochê que dão um toque todo especial às peças. As cores das listras no material de nylon em geral se repetem, mas os detalhes de cada sacola são sempre diferentes. Olha aí outra dica legal de presente bom, bonito e barato para a mamãe. Tem várias à venda na loja Endossa do Centro Cultural São Paulo.




                                                                                                                                                     


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vasos com botões

A delicadeza desses vasinhos está nas flores feitas com botões. As imagens são do site www.scrapbooksetc.com, uma página que recomendo para quem gosta de criar usando a técnica do scrapbook. Só coisas bonitas. Vale a pena ver.




terça-feira, 24 de abril de 2012

Utilidade para o pote vazio de sorvete

No post anterior o assunto foi caixa de costura. Neste, um vídeo ensina como fazer a própria caixa para guardar linhas e agulhas usando um pote vazio de sorvete. Adorei a ideia e, claro, vou fazer. A dica é do programa Bem Simples, canal 81 da NET.

Faça em Casa: Caixa de Costura | Videos | Bemsimples.com

Caixa de costura





Não é preciso ter afinidade com linhas e agulhas para ter uma caixa de costura em casa. Toda mãe que se preze tem um kit básico para emergências. Afinal, não dá para saber quando um botão vai cair ou uma barra vai se desfazer. Há quem diga que a fita crepe funciona muito bem nessas horas. Mas, convenhamos, o resultado não sai lá essas coisas. 


Para quem tem uma mãe que sabe ao menos pregar botões, presentear no dia dela com uma caixa de costura pode ser uma boa, principalmente se você já tiver observado que ela guarda itens de costura em recipientes improvisados, como potes de plástico, caixas de sapato ou vidros de maionese. Fica a dica!






domingo, 22 de abril de 2012

Porta-joias de tecido

Minha dica de hoje para o presente da mamãe são esses porta-joias de tecido. Além de estampas fofas, têm divisórias internas. São ideais para serem levados na bolsa e servem também para colocar outras coisinhas, como remédios, por exemplo. 




sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia das Mães

Abril está quase no fim e logo estaremos em maio, mês em que o comércio vibra com as vendas do Dia das Mães. A data é a segunda melhor do ano para os lojistas, perde apenas para o Natal. Esta semana a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou que espera um aumento de 8% nas vendas se comparado ao ano passado. Isso significa que as lojas estarão lotadas e fará melhor negócio quem comprar com antecedência. 

Uma boa dica para quem quiser fugir daqueles presentes que só mudam de cor e modelo de um ano para o outro (roupas, calçados, bolsas...) é dar algo feito manualmente. Além de ser sempre uma peça diferente, tem a vantagem de ser exclusiva e, cá entre nós, nossas mães merecem esse carinho, né? 

A partir de hoje vou publicar aqui algumas sugestões de presentes, não necessariamente feitos por mim. Minha primeira dica é um kit de banho que certamente vai agradar mamães de qualquer idade. A caixa vem com um jogo de toalhas bordado em patch apliqué, um espelho customizado nos mesmos tons do bordado, esponja de banho e sabonetes. Os que aparecem na imagem abaixo são franceses, deixaram o presente ainda mais charmoso e perfumado.



 


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cachecolar

Olhem que fofura esse acessório. É uma mistura de cachecol e colar confeccionado em tricô e crochê pela artesã Sandra Lúcia, uma amiga querida. O trabalho dela é super caprichado.

Interessadas podem fazer encomendas pelo email sandra_caldas@superig.com.br



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Banheiro público em Paris

Estive em Paris no fim de 2011. A cidade dispensa comentários. Um sonho que pretendo repetir um dia. Tudo lá me encantou, mas foi no número 26 da Champs Elysèes que consegui unir o útil ao agradável. 

Como muitos turistas devem fazer, eu quis caminhar a avenida inteira até chegar ao Arco do Triunfo. Enquanto olhava lojas chiquérrimas e escolhia o café onde passaria meus minutos igualmente chiques daquele dia, vi a placa abaixo.


Fiquei curiosa e entrei na galeria onde estava o WC luxuoso que a placa anunciava. Me deparei com uma loja que vende papéis higiênicos coloridos e com desenhos fofos, assentos para vaso e muitos acessórios para banheiro, todos com design exclusivo. 

 

Paguei 2 euros para usar o toalete e fui conduzida a uma das cabines. Nada parecido com os banheiros públicos que já utilizei. Cada cabine tem um estilo próprio e cada uma delas foi criada por um designer renomado da cidade.



Confesso que a última coisa que eu quis fazer ali foi xixi. Olhei tudo atentamente, fiquei imaginando o cuidado com os detalhes e passei tempo suficiente para justificar os 2 euros que gastei. 


Ficaria horas lendo ali dentro, mas me limitei a admirar tudo e a fotografar o espaço, comigo dentro, claro. 

Soube depois que Paris tem outros Point WC, um deles no número 64 do Boulevard Haussemann e o outro no número 99 da Rue de Rivoli, a rua do Louvre.  Para saber mais sobre o Point WC  visite o site  www.pointwc.com

terça-feira, 17 de abril de 2012

Frascos reciclados

Olha como é fácil dar cara nova aos frascos usados.
As palavras em relevo foram escritas com cola quente e as embalagens foram pintadas com aerosol. 


A dica é do site argentino  www.utilisima.com





segunda-feira, 16 de abril de 2012

Patchwork sem costura

Fiz essa caixa a pedido de uma amiga que queria dar um porta-joias para uma menina no dia de seu aniversário de 5 anos. "Apesar da pouca idade, a garota é vaidosa", foi o comentário para eu dar alguma ideia da cara que o presente poderia ter. 


Sugeri que o revestimento da caixa fosse feito com tecido nos tons rosa e marrom. Ela aprovou. Sugeri também que colocássemos o nome da aniversariante na tampa da caixa, mas com uma técnica de patchwork sem costura. A sugestão também foi acatada.


O resultado é esse que você pode ver nas fotos abaixo. Cliente e aniversariante amaram o produto final e eu, claro, fiquei mais feliz ainda por ter feito um trabalho que agradou.







domingo, 15 de abril de 2012

Aproveitando revistas velhas

A ideia é muito interessante, por isso está aqui no blog. O Bem Simples (canal 81 da NET), aliás, é um programa que tem sempre dicas legais.



sábado, 14 de abril de 2012

Retalhos coloridos

Dias atrás estive na casa de uma amiga para visitá-la. Fazia tempo que não a via. Ao me deparar com o tapete de retalhos coloridos no quarto de seu filho, não resisti e tive de pegá-lo. Queria ver como os tecidos haviam sido costurados. Minha mãe estava comigo e teve a mesma reação. Achamos o trabalho belíssimo.

Minha amiga não teve dúvidas, arrancou o tapete do chão e disse: "leva, é seu". Tomei um susto. Estava só elogiando o tapete. "Falei para Deus hoje que o primeiro que chegasse aqui e elogiasse esse tapete levaria para casa. Pode levar, é seu".

Ainda tentei argumentar dizendo que o tapete era lindo e que ela deveria pensar melhor antes de se desfazer dele. Não adiantou. Agora o tapete está comigo, lindo, lindo.

Obrigada, Elenita Fogaça.





sexta-feira, 13 de abril de 2012

Era uma vez uma caixa de leite...

Separo lixo para reciclagem há pelo menos dez anos. Aprendi a fazer isso quando morava no Japão. Lá tem dia certo para o descarte de lixo. Não lembro exatamente quais são os dias de cada tipo de lixo, mas o descarte de orgânicos é feito em um determinado dia da semana, o de vidros em outro etc. Tudo é muito organizado e se o espertinho (em geral os estrangeiros, claro) colocarem o saco de lixo na rua no dia errado, azar. Os lixeiros simplesmente colocam um X enorme no saco e não levam embora. Se o morador não recolher, é multado.


Aqui deveria ter multa para quem joga lixo no chão. Eu seria uma fiscal voluntária e garanto que multaria muita gente. É assustador ver o número de pessoas que joga latas, papéis e garrafas no meio da rua como se fosse a coisa mais natural do mundo. Não estou falando só de pessoas de baixa renda, não. Já vi muita gente em carrão e bem vestida fazendo a mesma coisa, sem o menor pudor. Nessas horas eu sinto muita, mas muita vergonha alheia.


Na minha rua não há coleta seletiva de lixo. Às vezes catadores já conhecidos passam para pegar o que juntamos durante a semana, mas em geral eu levo o lixo reciclável  a um espaço de coleta dentro de um grande supermercado perto de casa. Na hora de separar o que vai e o que não vai, no entanto, as caixas de leite e de suco ficam comigo. O que faço com elas? Sacolinhas para presente como as que você pode ver nas fotos abaixo.


A ideia é muito simples e não requer prática nem habilidade, mas serve para mostrar que é possível aproveitar o que muita gente joga fora, nem sempre no lugar adequado.



Caixa revestida com filtro usado de café, alça de viés e detalhes em botões e viés


As caixas que aparecem em primeiro plano foram revestidas com papéis que também seriam descartados


Aqui o destaque vai para as embalagens com folhas coloridas de gibis

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Para meninas descoladas

Terminei ontem essas tiarinhas e elas já estão à venda na loja colaborativa Endossa do Centro Cultural São Paulo. Foram feitas com retalhos e muito, muito carinho. Nenhuma é igual a outra. Esse é um diferencial que faço questão de manter: a exclusividade das peças. 

Espero que gostem!




Doces de tecido

Parecem de verdade, mas foram feitos com toalhas e tecidos de algodão para decorar uma das mesas temáticas da Top Temas www.toptemas.com.br, empresa especializada em organização de festas infantis com sede na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo.





A decoração abaixo é assinada por Virginia Dantas, só colaborei com os docinhos.
Para conhecer o trabalho dela visite o website www.toptemas.com.br 

 






terça-feira, 10 de abril de 2012

Arte da mamãe

Toalhas de lavabo com bordado vagonite. À venda na loja colaborativa Endossa do Centro Cultural São Paulo ou sob encomenda.